Os computadores eletrônicos podem ser classificados em diversos tipos, conforme as carcterísticas em diversos tipos, conforme as características de operação, de construção e utilização.
Com relação ás características de operação, existem dois tipos básicos de computadores, os analógicos e os digitais. Quanto ás características de contrução, dividimos os computadores em sistemas de primeira geração, de segunda geração e de terceira geração.
COMPUTADORES ANALÓGICOS E COMPUTADORES DIGITAIS.
Os computadores analógicos e digitais constituem duas classes fundalmentamente diferentes quanto ao princópio de operação.
Um computador analógico representa as quantidades por meio de grandezas físicas, como, por exemplo, a intensidade de uma corrente elétrica ou ângulo e giro de uma engrenagem; tal computador realiza as operações por meio de fenômenos físicos, e dá resultados sob forma de números, que são sempre aproximados e não exatos. Por essas razões, os computadores analógicos não podem ser utilizados em organizações bancárias, comerciais e industriais, que necessitam de valores numéricos exatos. Os computadores analógicos são usados em laboratórios de pesquisa e para aplicações científicas e tecnológicos, como por exemplo, o estudo de redes de distribuição de energia elétrica.
Os computadores digitais representam as quantidades por meio de símbolos e executam as operações por meio de um formalismo matemático. Dão resultados exatos, apresentando-os sob a forma de caracteres (algarismos e letras). A diferença entre esses dois tipos de computadores pode ser resumida na seguinte sentença: o computador analógico MEDE e o computador digital CONTA.
Os computadores digitais são utilizados em organizações bancárias, comerciais, industriais, governamentais etc. O presente livrpo trata exclusivamente dos computadores digitais.
legal
ResponderExcluirO texto está cheio de erros de ortografia
ResponderExcluirútil
ResponderExcluir