Os computadores eletrônicos estão sendo aperfeiçoados contantemente; a cada ano aparecem novos modelos, sempe com a preocupação de aumentar a velocidade e capacidade de processamento, redizindo ao mesmo tempo as dimensões físicas e principalmente, o custo de fabricação.
Distinguimos três gerações de computadores, que representam três estágios de tecnologia de fabricação.
Os sistemas de primeira geração, contruídos aproximadamente entre 1951 e 1958, têm circuitos com válvulas eletrônicas e medem-se os seus tempos de operações interna em milésimos de segundos.
O sistema de segunda geração começam a ser construídos por volta de 1958, e sua produção vem sendo reduzida gradualmente desde 1965, á medida que vão entrando no mercado os sistemas de terceira geraçã. Os sistemas da segunda geração têm circuitos eletrônicos transistorizados e quase todos eles têm memória de núcleos magnéticos. Seus tempos de operação interna medem-se em milionésimos de segundo.
Os sistemas de terceira geraçãopossuem microcircuitos integrados, onde todos os componentes estão fundidos num único cristal de dimensões microscópicas. Podem ter memória de núcleos magnéticos ou memórias baseadas em películas delgadas, sendo que seus tempos de poeração interna são medidos em bilionésimos de segundo.
Outro aspecto muito importante é o conceito de utilização. Sob esse ponto de vista, os sistemas de terceira geração caracterizam-se pelo uso de multiprogramação em larga escal. Essa modalidade de utilização, por sua vez, tornou necessário o desenvolvimento de complexos conjuntos de rotinas de controle, denominados Sistemas Operacionais.
Podemos dizer, que num computador de terceira geração todas as fases do trabalho são controladas por um conjunto de rotinas, e a existência de tais rotinas possibilitou o trabalho em regime de multiprogramação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário